Eu considero o estudo da imprensa fundamental para autocompreensão das sociedades contemporâneas e um objeto sociológico por excelência. O modo como ocorre a disseminação da informação sobre os mais variados assuntos condiciona tomadas de posição, valorações e atitudes dos diversos indivíduos em uma figuração social.
Desde 2009 eu trabalho com a codificação e a análise de mídia impressa acerca de temas importantes e controvérsias públicas. Inicialmente eu fui contratado como pesquisador em uma investigação sobre as ações afirmativas raciais. Em seguida, participei na concepção e elaboração de uma análise sobre a polêmica em torno do livro “Caçadas de Pedrinho” do escritor Monteiro Lobato. Atualmente, através do desenvolvimento de ferramentas de webscraping e análises automatizadas, venho montando bancos de dados de matérias de jornais, sempre vinculados a assuntos polêmicos e/ou controversos dos contextos brasileiro e internacional. Meus temas mais recentes envolvem o Movimento dos Sem-Terra, o Programa Bolsa-Família e o diagnóstido do TDAH.
Se você tem algum interesse em monitoramento e análise de mídia impressa sobre algum tema do seu interesse entre em contato e podemos fazer uma parceira acadêmica.